terça-feira, 11 de maio de 2010

Você conhece a Islândia?


Nada como um Vulcão que ficava embaixo de um monte gelo para fazer o mundo conhecer um país que fica no extreno norte da Europa.
A ilha da Islândia é conhecida como a "Terra do Gelo" pois grande parte do seu território é coberto por geleiras. É um país jovem, de relevo bastante acidentado e como os países da Europa setentrional - apresenta diversidades étnicas, históricas e culturais. Os islandeses usufruem um alto padrão de vida, pela inexistência de analfabetismo e pelo quinto maior índice de desenvolvimento humano do mundo. A maioria da população habita a costa sudoeste, onde a passagem da corrente quente do Golfo suaviza o clima subpolar, tornando a temperatura mais alta: a média anual no país varia de 10 ºC no verão a 1 ºC no inverno.

Cerca de um terço da ilha fica acima dos seiscentos metros de altitude e as montanhas tomam cores irreais graças à atividade vulcânica, com o sopé muitas vezes de cores amarelos-enxofre, acompanhado de fumaças e lagos de lama cinzenta e borbulhante. Este deve ser o melhor local do mundo para observar os movimentos de transformação do planeta. Para além das fumaças e dos campos de lavas, também há géiseres fabulosos, como o Strokkur, que chega a atingir vinte metros de altura - não admira que a palavra géiser venha do islandês geysir.

De forma pragmática e sistemática, o país aproveita os seus recursos sem os destruir. Por exemplo, o indispensável aquecimento dos edifícios é feito, em mais de 90% dos casos, através do aproveitamento geotérmico; o sistema eléctrico é alimentado quase na totalidade por fontes geotérmicas e hídricas. Mais do que isso, a Islândia tem ainda um projeto pioneiro para aproveitamento do hidrogénio líquido, que deve levar à substituição total dos combustíveis fósseis num prazo de trinta anos.

É neste país que mora esse vulcão tão simpático que tá dando tanto trabalho para o mundo Ocidental ou melhor para a Europa.

Nenhum comentário:

Visite o nosso blog: