quarta-feira, 23 de março de 2011

Aula para Educapédia

Estou postando minha aula aqui no meu blog para que vocês possam analisar e assim dar a sua opinião. Fiz uma aula sobre corpos celestes dentro da faixa etária que vocês estão pedindo. Fiz de forma bem lúdica e divertida.

obrigado desde já

Laura Eleonora Lo Surdo

PLANO DE AULA:


Nome do(a) Educopedista produtor da aula: LAURA ELEONORA LO SURDO

Ano: 2011


Disciplina: GEOGRAFIA


Tema(s): CORPOS CELESTES


Competências e habilidades envolvidas: Trabalhar os corpos celestes, sua importância para a nossa vida e para o planeta.


Pergunta-desafio: Você já teve vontade de conhecer algum planeta ? E uma estrela?


Justificativa da importância: O aluno já obteve as primeiras noções de localização na aula anterior e teve noções de pontos cardeais, leitura de bussola e interpretação de mapas. Nesta aula ele ampliará o reconhecimento do espaço sideral é uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas. No entanto, a localização não era precisa como as fornecidas por instrumentos de orientação modernos. Até hoje temos essa atração pelos astros. A orientação realizada através da observação das estrelas tem seu uso difundido entre pessoas do campo, pescadores e navegadores, essas geralmente conhecem as características gerais do céu durante a noite.
Na pergunta desafio deve-se retomar as várias noções sobre os planetas e suas caracteristicas. Trazer para o aluno a diferença entre planeta e estrela.




ATIVIDADE 1: Você já se sentiu medo do espaço?

Um disco flutua em um rio chamado Oceano, enquanto o Sol passeia em uma carruagem. Sob um céu de pedras preciosas, um barco navega de cabeça para baixo. Os povos antigos criaram as mais incríveis representações como você pode observar nas ilustrações à esquerda para justificar fenômenos naturais que eles não compreendiam, como o dia e a noite e os eclipses. O céu causava medo e temor, mas também admiração e curiosidade. "O céu nos fascina hoje assim como fascinou nossos antepassados nas épocas mais remotas", garante Walmir Cardoso, presidente da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia.
Vamos aprender um pouco mais sobre os astros e planetas.
(assista a este video sobre planetas, estrelas e satélites)

http://www.youtube.com/watch?v=IT8wIjNB3p4



Atividade 2:

Estamos no ano 3100. A SME lançou um concurso cujo prémio será uma viagem a um dos astros do Sistema Solar. Para concorrer terá que escolher um dos astros do nosso sistema planetário. Os responsáveis da SME irão escolher o astro cuja viagem se tornar mais interessante.
Está preparado para o desafio??? É melhor começar já!

O desafio que lançamos é assumir o papel de investigador. Depois de conhecer as características de um dos astros pertencentes ao Sistema Solar terá que apresentá-lo e divulgá-lo como um destino turístico. Vamos lá pesquisar!
Tarefa 1: Conhecer as várias características do astro escolhido.

Tarefa 2: Elaborar um folheto para promover o astro como destino turístico.

Tarefa 3: Apresentar à turma com o objetivo de convencer os restantes elementos que o teu astro é que deve ser o escolhido para enviar ao concurso da SME.



Atividade 3 :

Tipo de atividade ( ) didática ( ) autodidática ( X ) codidática ( ) opcional

Pesquisa em sites para elaboração do folheto explicativo do astro escolhido.
Site para pesquisa:
Aqui pode encontrar informações sobre os vários astros, mas cuidado Plutão tem ainda a designação antiga de planeta principal:
http://web.educom.pt/escolovar/solar.htm
Vários links para conhecer melhor o nosso Sistema Planetário:
http://www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/ceu/sistemas.html#SistemaSolar
http://aprende.fisicoquimica.googlepages.com/astros_sistema_solar
http://www.zenite.nu/


Atividade 4 :

Tipo de atividade ( ) didática ( ) autodidática ( X ) codidática ( ) opcional

Construir o folheto utilizando o software power point . No folheto devem constar as principais características do astro.



Atividade 5 :
Tipo de atividade ( ) didática ( ) autodidática ( ) codidática ( x ) opcional

e depois apresentar para a turma e para a escola os folhetos e fazer uma eleição entre os alunos da escola para eleger o melhor folheto com as melhores e mais interessantes informações sobre o planeta.



Atividade final:

Você vai recapitular todos os conhecimentos que adquiriu desta aula, percebendo que faz parte deste universo e deste lugar que ele é parte de um espaço geográfico.
E para nele melhor viver e se deslocar, é necessário orientar-se usando seu próprio corpo, sua capacidade de observação também dos astros e dos pontos de referência locais. Além disso, você pode usar o Sol e a bússola para não se sentir “perdido” por aí!

2 comentários:

Leca Pedro disse...

Prezados,

Gostariamos de solicitar que seja divulgado em seu blog informações sobre a 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.

4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

Calendário da 4ª ONHB
Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
Cerimônia de Premiação: 21/10/2012


Atenciosamente
Alessandra Pedro
Coordenadora Associada Olimpíada Nacional em História do Brasil
Museu Exploratório de Ciências
Caixa Postal 6025
UNIVERSIDADE ESTADUAL D E CAMPINAS (UNICAMP)
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-970 - Campinas – SP
Brasil

Olimpiada Nacional em História do Brasil disse...

Prezados,

Até 9 de agosto, estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, poderão se inscrever na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma iniciativa da Universidade Estadual de campinas (UNICAMP). Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. A primeira fase iniciará em 19 de agosto, Dia do Historiador. Acesse: www.olimpiadadehistoria.om.br

Visite o nosso blog: