domingo, 16 de novembro de 2008

Vamos resgatar o nosso folclore?

"O desenvolvimento de atividades pedagógicas em torno do folclore é uma importante contribuição na formação do espírito de cidadania e de nacionalidade do aluno". Carlos Henrique Medeiros de Souza

Preservar e resgatar a cultura popular e o folclore por meio das tecnologias da comunicação, que potencializam a socialização e os registros das informações, é o objetivo da folkcomunicação, campo de estudo que vem ganhando espaço no meio acadêmico. Para o doutor em comunicação e professor do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Carlos Henrique Medeiros de Souza, a escola tem como missão principal preparar o sujeito para se mover na sociedade, conhecer sua cultura, costumes e tradições.

Cabe à comunidade escolar desenvolver ações que possam permitir esses registros, visando à socialização e à preservação das manifestações culturais brasileiras. “Um dos objetivos de se trabalhar o folclore na escola é evitar que nossos padrões tradicionais sejam substituídos por modelos exóticos”, afirma o professor.

Acompanhe a entrevista concedida à Revista Nós da Escola do professor Carlos Henrique Medeiros de Souza falando sobre esse assunto. Devemos sim valorizar o que é nosso e utilizar as novas tecnologias para nos auxiliar e não ficarmos incentivando dentro das escolas temas que não tem nada a ver com a nossa realidade. Pesquisar temas do nosso folclore é muito importante para resgatarmos a nossa identidade e a nossa cidadania e é claro a nossa origem.

http://www.multirio.rj.gov.br/portal/riomidia/rm_entrevista_conteudo.asp?idioma=1&v_nome_area=Entrevistas&idMenu=4&label=Entrevistas&v_id_conteudo=72213

Nenhum comentário:

Visite o nosso blog: