A aplicação da Internet nas atividades curriculares tem mostrado sua eficiência nos métodos de ensino e aprendizagem, uma vez que a informação e o conhecimento estão cada vez mais inseridos no mundo digital. Diante dessa constatação, o papel do professor é essencial para estimular os alunos para o uso das Novas Tecnologias como ma ferramenta complementar na sala de aula.
Para isso, é essencial que nós nos apropriemos das inúmeras possibilidades de uso da Internet para ajudar nossos alunos, de forma crítica e ativa, em tarefas como, pesquisar, publicar e se comunicar na web, conhecimentos essenciais a qualquer internauta.
Na Internet podemos encontrar inúmeros textos e oficinas para quem quer aprender e ensinar utilizando essa nova ferramenta.Aproveite e use a sala de informática de sua escola. Comece utilizando o GOOGLE para fazer essa pesquisa e ver como temos unumeras possibilidades de utlização da nossa sala de informática.
Fica aqui uma sugestão de um bom site para se começar essa pesquisa:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal
abraços e bom carnaval para todos
Laura
Contribuir com a discussão sobre questões surgidas com a informatização da escola, tais como: cópia de trabalhos na íntegra da Internet, trabalhos idênticos na mesma turma, cópia de trechos inteiros sem referência à fonte e como podemos tornar o ciberespaço algo democrático mas com respeito pelos trabalhos alheios.
domingo, 22 de fevereiro de 2009
sábado, 7 de fevereiro de 2009
SUGESTÃO DE SITE ....
Tenho um grande amigo que não é um formal educador, mas trabalha nesta área a muito tempo e hoje considero-o muito mais que um educador, é um incentivador, um sonhador ... e com ele está vários crianças que hoje podem também sonhar ... Dudu você é demais ...
bjos
LAURA
FICA AQUI A SUGESTÃO DO SITE E DO PROJETO QUE ESTE GRANDE AMIGO FAZ PARTE ... DÊEM UMA OLHADA ...
O projeto IMAGENS DO POVO desenvolve ações nas esferas da educação, comunicação e cultura com objetivo de democratizar o acesso à linguagem fotográfica, apresentando a fotografia como técnica de expressão e visão autoral da sociedade.
Criado, em 2004, como parte do projeto sócio-pedagógico do Observatório de Favelas, o Imagens do Povo é um centro de documentação e formação de fotógrafos documentaristas coordenado pelo fotógrafo João Roberto Ripper. Os principais eixos do projeto são: a Escola de Fotógrafos Populares, o Banco de Imagens e a Agência-Escola Imagens do Povo.
O objetivo que norteia este projeto vai além de iniciar jovens no ofício da fotografia e articular seu ingresso no mercado de trabalho. Os participantes são estimulados a desenvolver uma concepção fotográfica crítica que perpassa a produção das imagens, visando contribuir para o respeito aos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa.
http://www.imagensdopovo.org.br/ip/
bjos
LAURA
FICA AQUI A SUGESTÃO DO SITE E DO PROJETO QUE ESTE GRANDE AMIGO FAZ PARTE ... DÊEM UMA OLHADA ...
O projeto IMAGENS DO POVO desenvolve ações nas esferas da educação, comunicação e cultura com objetivo de democratizar o acesso à linguagem fotográfica, apresentando a fotografia como técnica de expressão e visão autoral da sociedade.
Criado, em 2004, como parte do projeto sócio-pedagógico do Observatório de Favelas, o Imagens do Povo é um centro de documentação e formação de fotógrafos documentaristas coordenado pelo fotógrafo João Roberto Ripper. Os principais eixos do projeto são: a Escola de Fotógrafos Populares, o Banco de Imagens e a Agência-Escola Imagens do Povo.
O objetivo que norteia este projeto vai além de iniciar jovens no ofício da fotografia e articular seu ingresso no mercado de trabalho. Os participantes são estimulados a desenvolver uma concepção fotográfica crítica que perpassa a produção das imagens, visando contribuir para o respeito aos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa.
http://www.imagensdopovo.org.br/ip/
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
OBRIGADO POR TUDO EM 2008
A todos os amigos virtuais e reais que caminharam ao meu lado durante este 2008 e participaram desse blog como leitores ou co-autores e a todos aqueles que partilharam comigo as experiências de mais um ano de vida a todos, que mesmo não estando ao meu lado, ocuparam espaço na minha lembrança, na minha emoção,
no meu coração e desta forma estiveram pertinho de mim.
Enfim, a todos, as minhas bençãos e muita luz
para um ano novo cheio de alegria e um muito auspicioso 2009 com muitas alegrias e crescimentos dentro da Educação. Enfim, que possamos continuar fazendo essa diferença neste mundo tão desigual e especial.
Beijos
LAURA LO SURDO
domingo, 14 de dezembro de 2008
Uma mensagem para todos os mestres de todos os tempos ...
O ano está terminando e mais uma etapa nós concluimos ... parabéns para todos os mestres de todos os tempos ... somos nós que fazemos a diferença ... nós que remamos contra a maré, mas mesmo assim continuamos nessa labuta apesar dos pesares ...
Por isso todos vocês estão de parabéns por mais um ano concluido ..
Feliz Natal e um Ano Novo cheio de LUZ .. para que vocês possam brilhar novamente ano que vem ...
Laura Lo Surdo
Fica aqui uma pequena mensagem para todos vocês ...
PROFESSORES APAIXONADOS
Gabriel Perissé
Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério iqualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos. Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona apara os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão(...).
Os professores apaixonados, querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los.Interpretar a música dos sentidos. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
“A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.”
Por isso todos vocês estão de parabéns por mais um ano concluido ..
Feliz Natal e um Ano Novo cheio de LUZ .. para que vocês possam brilhar novamente ano que vem ...
Laura Lo Surdo
Fica aqui uma pequena mensagem para todos vocês ...
PROFESSORES APAIXONADOS
Gabriel Perissé
Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério iqualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos. Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona apara os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão(...).
Os professores apaixonados, querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los.Interpretar a música dos sentidos. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
“A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.”
domingo, 30 de novembro de 2008
Blog no portal do MEC ...

Cada dia fico mais feliz por estar ajudando educadores de várias parte deste país, através deste pequeno trabalho que faço ao divulgar alguns artigos ou cursos sobre a área de educação dentro deste BLOG.
AGORA o nosso trabalho está sendo divulgado pelo PORTAL DO PROFESSOR (um site elaborado pelo MEC que divulga trabalhos de professores dentro da área educacional).
entrem e vejam que nós já estamos com um link dentro deste portal ...e aproveitem para participar também deste portal ... vale a pena!
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
domingo, 16 de novembro de 2008
Vamos resgatar o nosso folclore?
"O desenvolvimento de atividades pedagógicas em torno do folclore é uma importante contribuição na formação do espírito de cidadania e de nacionalidade do aluno". Carlos Henrique Medeiros de Souza
Preservar e resgatar a cultura popular e o folclore por meio das tecnologias da comunicação, que potencializam a socialização e os registros das informações, é o objetivo da folkcomunicação, campo de estudo que vem ganhando espaço no meio acadêmico. Para o doutor em comunicação e professor do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Carlos Henrique Medeiros de Souza, a escola tem como missão principal preparar o sujeito para se mover na sociedade, conhecer sua cultura, costumes e tradições.
Cabe à comunidade escolar desenvolver ações que possam permitir esses registros, visando à socialização e à preservação das manifestações culturais brasileiras. “Um dos objetivos de se trabalhar o folclore na escola é evitar que nossos padrões tradicionais sejam substituídos por modelos exóticos”, afirma o professor.
Acompanhe a entrevista concedida à Revista Nós da Escola do professor Carlos Henrique Medeiros de Souza falando sobre esse assunto. Devemos sim valorizar o que é nosso e utilizar as novas tecnologias para nos auxiliar e não ficarmos incentivando dentro das escolas temas que não tem nada a ver com a nossa realidade. Pesquisar temas do nosso folclore é muito importante para resgatarmos a nossa identidade e a nossa cidadania e é claro a nossa origem.
http://www.multirio.rj.gov.br/portal/riomidia/rm_entrevista_conteudo.asp?idioma=1&v_nome_area=Entrevistas&idMenu=4&label=Entrevistas&v_id_conteudo=72213
Preservar e resgatar a cultura popular e o folclore por meio das tecnologias da comunicação, que potencializam a socialização e os registros das informações, é o objetivo da folkcomunicação, campo de estudo que vem ganhando espaço no meio acadêmico. Para o doutor em comunicação e professor do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Carlos Henrique Medeiros de Souza, a escola tem como missão principal preparar o sujeito para se mover na sociedade, conhecer sua cultura, costumes e tradições.
Cabe à comunidade escolar desenvolver ações que possam permitir esses registros, visando à socialização e à preservação das manifestações culturais brasileiras. “Um dos objetivos de se trabalhar o folclore na escola é evitar que nossos padrões tradicionais sejam substituídos por modelos exóticos”, afirma o professor.
Acompanhe a entrevista concedida à Revista Nós da Escola do professor Carlos Henrique Medeiros de Souza falando sobre esse assunto. Devemos sim valorizar o que é nosso e utilizar as novas tecnologias para nos auxiliar e não ficarmos incentivando dentro das escolas temas que não tem nada a ver com a nossa realidade. Pesquisar temas do nosso folclore é muito importante para resgatarmos a nossa identidade e a nossa cidadania e é claro a nossa origem.
http://www.multirio.rj.gov.br/portal/riomidia/rm_entrevista_conteudo.asp?idioma=1&v_nome_area=Entrevistas&idMenu=4&label=Entrevistas&v_id_conteudo=72213
domingo, 26 de outubro de 2008
Falando de Rubens Alves ...
Rubem Alves (Boa Esperança, 15 de setembro de 1933) é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis. É para mim um dos escritores que melhor fala a lingua do professor, porque para ele
"Ensinar" é um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte.
Por isso deixo agora duas frases para reflexões ...
"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos
fragmentos de futuro em que a alegria é servida como
sacramento, para que as crianças aprendam que o
mundo pode ser diferente. Que a escola,
ela mesma, seja um fragmento do
futuro..."
Rubem Alves
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado".Rubem Alves
"Ensinar" é um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte.
Por isso deixo agora duas frases para reflexões ...
"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos
fragmentos de futuro em que a alegria é servida como
sacramento, para que as crianças aprendam que o
mundo pode ser diferente. Que a escola,
ela mesma, seja um fragmento do
futuro..."
Rubem Alves
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado".Rubem Alves
Assinar:
Postagens (Atom)