domingo, 30 de novembro de 2008

Blog no portal do MEC ...


Cada dia fico mais feliz por estar ajudando educadores de várias parte deste país, através deste pequeno trabalho que faço ao divulgar alguns artigos ou cursos sobre a área de educação dentro deste BLOG.

AGORA o nosso trabalho está sendo divulgado pelo PORTAL DO PROFESSOR (um site elaborado pelo MEC que divulga trabalhos de professores dentro da área educacional).

entrem e vejam que nós já estamos com um link dentro deste portal ...e aproveitem para participar também deste portal ... vale a pena!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

domingo, 16 de novembro de 2008

Vamos resgatar o nosso folclore?

"O desenvolvimento de atividades pedagógicas em torno do folclore é uma importante contribuição na formação do espírito de cidadania e de nacionalidade do aluno". Carlos Henrique Medeiros de Souza

Preservar e resgatar a cultura popular e o folclore por meio das tecnologias da comunicação, que potencializam a socialização e os registros das informações, é o objetivo da folkcomunicação, campo de estudo que vem ganhando espaço no meio acadêmico. Para o doutor em comunicação e professor do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Carlos Henrique Medeiros de Souza, a escola tem como missão principal preparar o sujeito para se mover na sociedade, conhecer sua cultura, costumes e tradições.

Cabe à comunidade escolar desenvolver ações que possam permitir esses registros, visando à socialização e à preservação das manifestações culturais brasileiras. “Um dos objetivos de se trabalhar o folclore na escola é evitar que nossos padrões tradicionais sejam substituídos por modelos exóticos”, afirma o professor.

Acompanhe a entrevista concedida à Revista Nós da Escola do professor Carlos Henrique Medeiros de Souza falando sobre esse assunto. Devemos sim valorizar o que é nosso e utilizar as novas tecnologias para nos auxiliar e não ficarmos incentivando dentro das escolas temas que não tem nada a ver com a nossa realidade. Pesquisar temas do nosso folclore é muito importante para resgatarmos a nossa identidade e a nossa cidadania e é claro a nossa origem.

http://www.multirio.rj.gov.br/portal/riomidia/rm_entrevista_conteudo.asp?idioma=1&v_nome_area=Entrevistas&idMenu=4&label=Entrevistas&v_id_conteudo=72213

Visite o nosso blog: